É com o maior orgulho que o Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade (ICVM) viu aprovada hoje a sua cooperação com Pacto de Autarcas para o Clima e Energia da União Europeia. Estão assim abertas portas ao ICVM para, através deste Pacto, estar habilitado a orientar as autarquias na implementação de práticas e soluções energéticas sustentáveis nos seus territórios, estendendo esta missão além dos nossos projetos.

 

O ICVM fez a solicitação de parceria a 30 de Agosto, tendo hoje recebido a aprovação, fruto de todo o trabalho desenvolvido no contexto dos seus projetos em matéria dos modos suaves de deslocação, regeneração urbana, sustentabilidade e smart cities, sendo esta aprovação um “selo de qualidade” ao trabalho que o ICVM promove e desenvolve.
O Pacto de Autarcas para o Clima e Energia congrega milhares de autoridades locais e regionais que voluntariamente agem em prol da implementação dos objetivos relacionados com o clima e a energia da UE nos respetivos territórios. Os signatários deste importante pacto comprometem-se assim a reduzir as emissões de CO2 em pelo menos 40% até 2030, e a visar uma abordagem integrada para lidar com a mitigação e adaptação às alterações climáticas.