No passado dia 24 de novembro, realizou-se a Cerimónia de Atribuição do Prémio Manuel António da Mota 2019, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. O Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade e o projeto Cidades e Vilas de Excelência foram um dos dez finalistas selecionados desta edição.

Foi com muita honra que tivemos um lugar de destaque entre 10 finalistas selecionados pela Fundação Manuel António da Mota, depois da Fundação Gil ter recebido, merecidamente, o Primeiro Prémio.


Termos feito parte de um conjunto de entidades, quase todas IPSS, com trabalhos magníficos no terreno ligados sobretudo a pessoas em risco, foi para nós uma enorme honra.


Agradecemos à Fundação Manuel António da Mota na pessoa do Eng. António Mota e do seu Presidente Executivo Dr. Rui Pedroto, pelos estímulos sociais e culturais que imprimem, e ao meritíssimo júri, ter-nos colocado, nesta lista de tão preciosas entidades portuguesas, que lutam todos os dias por causas nobres!

Reconheço que o ICVM e o projeto Rede Cidades e Vilas de Excelência ainda está de certo modo “fora da caixa” da tipologia de finalistas de responsabilidade social tradicionalmente aceites no Prémio. Mas este ano, a sustentabilidade integrou-nos neste prémio, e este facto, vai dar-nos ainda mais força para continuarmos a trabalhar com muita determinação nesta luta de desenhar cidades e vilas mais acessíveis, mais amigas, a pessoas de mobilidade reduzida, que cada vez vão ser mais, face à inversão da pirâmide etária e uma esperança de vida cada vez maior!

O ICVM vai continuar a lutar por territórios municipais mais inclusivos através da sua participação contínua na sensibilização, formação e conhecimento em rede. Acreditamos que a responsabilidade social também está nesta área porque cremos que o direito à mobilidade é inequívoco para direitos de liberdade de cada um.


Grata à FMAM pelo prémio atribuído.


Grata a todos os nossos associados e membros que nestes 15 anos têm depositada toda a confiança nesta Entidade que presido.


Grata a toda a equipa ICVM que, connosco, trabalha diariamente neste projeto que jamais irá parar!

Paula Teles, Presidente do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade