icvm_brasil

Face ao sucesso do ICVM – Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, na adoção de boas práticas e desenvolvimento de estudos de caso, e seu respetivo reconhecimento em Portugal e na Europa, entendeu-se de extrema importância criar uma delegação no Brasil, território com trabalho já realizado mas ainda com muito para realizar.

O ICVM, associação de natureza privada e de interesse público, tem por objeto sensibilizar, informar e formar técnicos e cidadãos sobre a necessidade da construção de territórios sociais de Mobilidade, de acordo com as orientações e políticas vigentes. Constitui-se, assim, como uma plataforma de conhecimento na construção de cidades inclusivas, lutando, simultaneamente, pelas políticas que incluam o desenho universal nos domínios do Planejamento do Território, Desenho Urbano, Arquitetura, Gestão da Mobilidade e Certificação das Acessibilidades.

Simultaneamente coloca o foco nos Direitos Humanos como forma inequívoca de uma nova cultura de acessibilidade e mobilidade para todos.
Através do exercício da atividade de investigação, aposta na sensibilização, formação e conhecimento da sociedade civil, tem vindo a distinguir-se na Europa, como uma enorme plataforma capaz de reunir esforços técnicos e vontades políticas, designadamente governamentais, nas diversas escalas, com uma expressão muito forte para os municípios, na conquista permanente de cidades mais inclusivas, amigas e mais solidárias.

Esta, a sua grande missão.

Presidente do ICVM
Paula Teles

Comissário no Brasil do ICVM Portugal
Manuel Cepeda

Rede Brasileira de Cidades com Acessibilidade Universal

Construir a Cidade Inclusiva


Um Imperativo Ético da Sociedade Contemporânea

Construir cidades com acessibilidade universal constitui um imperativo ético, social e político, traduzindo o respeito pelos valores fundamentais da solidariedade, da liberdade e da equiparação de oportunidades.

Cidades mais acessíveis são cidades mais democráticas, mais acolhedoras, mais amigas dos cidadãos. A cidade pretende ser um palco de múltiplas expressões e de inúmeras formas de estar, devendo permitir a todas as pessoas a sua fruição.

A cidade acessível não é um exclusivo para o cidadão com deficiência. Uma Cidade Acessível é uma cidade boa para todos. Uma cidade boa para viver, estudar, trabalhar, visitar e conhecer. Uma Cidade Acessível é intergeracional onde se cresce em segurança e se envelhece ativamente. Só uma Cidade Acessível cumpre os desígnios fundadores da “Polis” que significa política e cidade, democracia, cidade de todos e para todos.

Cidade Acessível também é mais atrativa, estimulante e sedutora. O poder político autárquico que luta pela Cidade Acessível é mais presente, inteligente/estratégica e confiável. A Cidade Acessível torna-se assim numa cidade mais competitiva economicamente, intelectualmente e politicamente.

A participação da sua Prefeitura na Rede Brasileira de Cidades com Acessibilidade Universal apresenta-se como uma oportunidade de incorporar um trabalho integrado, interativo e competente pela permanente partilha de informação e conhecimento das boas práticas que se vão realizando no Brasil, na Europa e no Mundo.

A participação nesta Rede é, muito provavelmente, a oportunidade única de obterem um Plano de Acessibilidades que incorpore um conhecimento multidisciplinar, integrado e de competências nacionais e internacionais que o Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade leva até vós.

Por tudo isto, vimos apelar à vossa participação para, em conjunto, construirmos um Brasil + acessível, solidário e democrático.

 

Regulamento / Adesão

Certificado de Acessibilidade - ICVM BRASIL

Numa época de mudança como a que vivemos, as oportunidades de futuro pertencem aos que impõem exigência, rigor, profissionalismo, criatividade, verdade e visão, em todas as áreas da sua atividade.

São tempos de prosperidade no surgimento de novos desafios nas atividades econômicas, em particular, nos locais de acesso público. Desse modo, surge de forma crescente, uma nova visão em torno da Acessibilidade, que vem se afirmando pelo efeito multiplicador quando observado: universalidade, qualidade e promoção. Por tudo isso, é considerado hoje um mundo novo de oportunidades e de relação entre a procura e a oferta.

Paralelamente à responsabilidade social, o setor econômico abre, com o Certificado de Acessibilidade – ICVM, as portas a um extenso universo de pessoas com necessidades especiais, idosos e respetivas famílias e amigos, que procuram espaços que lhe sejam possíveis e afáveis a todos.

Conhecer, com verdade e rigor o seu lugar de encontro e visita, seja comércio, restaurantes, hotelaria, serviços ou equipamentos, é o que lhe propomos, com a ajuda do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, através do Certificado de Acessibilidade – ICVM e respectivo Selo, capaz de comprovar a veracidade das suas condições de recepção a todos aqueles que procuram locais amigáveis e capazes de responder às suas necessidades especificas.

O projeto para pessoas com necessidades especiais garante qualidade para todos os usuários, desta forma, tornando os lugares acessíveis uma oferta diferenciada e naturalmente, mais competitiva.

As cidades e vilas, na sua maioria, não correspondem às reais necessidades da sua população. O espaço público e o edificado têm sido projetados para o homem médio, com força e gozando de plena saúde. Porém, são poucos os locais que dispõem de acessibilidade e tecnologias de apoio capazes de responder às necessidades especiais das pessoas com deficiência ou incapacidades ou mesmo para os mais idosos, possibilitando, que estes se desloquem e utilizem os equipamentos de forma autônoma e segura.

As barreiras arquitetônicas e urbanísticas podem, por vezes, ser mais limitadoras da mobilidade do que a incapacidade que afeta muitos de nós. A eliminação destas barreiras constitui-se como um desafio prioritário para a inclusão de pessoas com mobilidade reduzida.

O meio construído tem um papel absolutamente estruturante na vitalidade da própria cidade. É, portanto, indispensável que haja informação detalhada relacionada à acessibilidade destes espaços, de forma a facilitar o deslocamento e o usufruto, de forma igualitária, aos cidadãos com limitações.

Existem, no Brasil, cerca de 45 Milhões de pessoas com algum tipo de deficiência ou incapacidades e mais de 18 Milhões de pessoas idosas que poderão tirar partido de todas as possibilidades que o Certificado de Acessibilidade – ICVM lhes irá proporcionar.

O tema da Acessibilidade deve ser abordado em toda a sua extensão, sendo uma condição que deverá ser cumprida por edifícios e via pública. Contudo, existe um desfasamento entre o elemento construído e a sua funcionalidade. Não obstante, muitas vezes possuírem rara beleza arquitetónica ou prestigiada solução de engenharia, são as escalas entre os dois elementos – homem e meio edificado – que definem o edifício na sua condição de acessibilidade. Trata-se sim, do desenho para todos, ou seja, o Design Universal, inclusivo e gerador de igualdade de oportunidades.

O Certificado de Acessibilidade – ICVM permite identificar os locais onde o acesso universal às atividades económicas, sociais, culturais e turísticas está garantido, reconhecendo o seu nível de acessibilidade.

 

Adesão: geral@institutodemobilidade.org

Notícias

ICVM Brasil reúne com o Prefeito André Eduardo de Sousa Pinto na Prefeitura de Socorro

Sexta, 27 de Janeiro de 2017
Noticias_Brasil
O ICVM – Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade Brasil, na pessoa do seu Chairman, Manuel Cepeda reuniu, a 07 de outubro de 2014, na Prefeitura de Socorro com o seu Prefeito, André Eduardo de Sousa Pinto. Nesta reunião foi entregue documentação e apresentadas as condições de adesão à Rede Brasileira de Cidades com Acessibilidade Universal, e assumido compromisso formal de total apoio do ICVM Brasil na possível implementação deste projeto.

Ano:2014

ICVM Brasil reúne com o Prefeito José Orlandini na Prefeitura de Bertioga

Sexta, 27 de Janeiro de 2017
Noticias_Brasil
O ICVM – Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade Brasil, na pessoa do seu Chairman, Manuel Cepeda reuniu, a 24 de novembro de 2014, na Prefeitura de Bertioga com o seu Prefeito, José Orlandini. Nesta reunião foi apresentado o Caderno de Adesão à Rede Brasileira de Cidades com Acessibilidade Universal e garantido total apoio na sua implementação por parte deste organismo.  

Ano: 2044

ICVM Brasil participa no Dia Internacional da Pessoa com deficiência 2014 – SEBRAE – SP

Sexta, 27 de Janeiro de 2017
Noticias_Brasil
O ICVM – Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade Brasil, na pessoa do seu Chairman, Manuel Cepeda participou, a 03 de dezembro de 2014, na sessão de comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência 2014 organizada pelo SEBRAE-SP - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo.   Ano: 2014

Eventos

Correio

Rua Santa Justina, 244, Apto 91
Vila Olímpia – São Paulo CEP 04545-041

Email 
brasil@institutodemobilidade.org

Tel.
(11) 3294 6058 | (11) 981 255 879