O Município de Valença passou a pertencer à Rede de Cidades e Vilas que Caminham.
Após a assinatura da adesão, Valença recebeu a bandeira dourada das Cidades e Vilas que Caminham, uma rede de municípios focada em promover novas experiências e soluções de boas práticas em mobilidade sustentável, especialmente pedonal.
No evento, o Presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira, expressou gratidão pela atribuição da bandeira a Valença, vendo isso como um incentivo e motivação para expandir cada vez mais os espaços urbanos dedicados às pessoas e à mobilidade sustentável.
Paula Teles, presidente do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade e fundadora da rede, destacou: “Queremos ser uma escola de design do espaço público para promover a caminhabilidade e implementar os melhores exemplos de políticas urbanas de mobilidade.”
A Rede de Cidades e Vilas que Caminham visa encorajar os municípios a adotarem políticas urbanas de mobilidade sustentável que melhorem as condições de caminhabilidade, a qualidade de vida urbana, a sociabilidade, os parâmetros de saúde pública e a utilização universal do espaço público. A rede também busca beneficiar o comércio local por meio de centros comerciais ao ar livre, favorecer a economia circular, reduzir a emissão de gases poluentes, promover a igualdade de gênero, incrementar a intermodalidade, aumentar a segurança pedonal e viária, formar técnicos especializados e sensibilizar a população sobre os benefícios da caminhabilidade.
O evento contou ainda com a presença de Pedro Ribeiro da Silva, urbanista e coordenador da Rede de Cidades e Vilas que Caminham, que tem origens em Valença.

